Fungos No Telhado

domingo, junho 29, 2008

Aventura na Neve - I parte


Por falta de tempo nunca cheguei a contar as minhas aventuras na neve - edição 2008. Fomos novamente para Pas de la Casa em Andorra. Desta vez a neve não estava em tão bom estado como há dois anos atrás. Este ano, decidi aventurar-me nos Skis, uma vez que ia morrendo com hemorragias internas ou qq coisa parecida com o Snowboard. Preferi 1000 vezes os Skis, apesar de ter ficado com mais nódoas negras do que com o Snowboard. Quanto ao sofrimento físico é mais ou menos a mesma coisa. Excepto que não puxamos tanto pelas pernas e braços. Mas a dor está lá no seu expoente máximo. A dor está lá desde que adormeçemos até a acordarmos. A dor persiste mesmo com a toma de doses cavalares de anti-inflamatórios. Mas também não é de admirar. Se não se praticar exercício físico habitualmente é perfeitamente lógico sofrer na neve. Desta vez fomos para um aparthotel (aquele que está sempre atolado de Portugueses). O pior de tudo é chegar de rastos da neve e ainda ter de cozinhar. Confesso que o estado do quarto também não era dos melhores. Era suposto as últimas pessoas que estiveram no quarto limparem-no....só assim é que se recebe o depósito. A maior partes das vezes os supervisores entregam o depósito mesmo estando uma nojeira. O pior é que as pessoas que tinham estado lá anteriormente fumavam dentro dos quartos. Odeio fumo de tabaco e aquela porcaria estava infestada. Tivemos que abrir as janelas o frio gélido a entrar pela casa...mas antes frio que aquela combinação de cheiro a mofo & tabaco. Lá ignoramos o aspecto dos colchões onde íamos dormir...era mesmo muito mau! Quando entregamos o quarto o supervisor disse que estava mais limpor do que quando entramos lá há uma semana atrás (!!!) Isto é coisa que se diga?
No dia seguinte fomos levantar o material...começou o sofrimento. Apertar as botas o máximo possível...pronto já sentia a canela completamente dorida e ainda nem tinha começado a andar pela estrada com as botas e os skis pendurados no braço! Desta vez tinha uma pessoa solidária que se queixava do mesmo. Lá fomos pela rua abaixo...a sofrer baixinho. Não podia já estar a dar parte de fraca, 1h depois de ter começado a semana de neve!!! Desta vez ia fazer frente ao sofrimento. Não ia permitir que me deitasse abaixo. Afinal, há pessoas que se divertem mesmo a sério na neve....também ia ser uma dessas pessoas.
Fiz um pacto de que se este ano não me divertisse não voltava mais à neve...por isso.... tinha de me esforçar a sério. Lá fomos para as aulas mas começamos mal porque chegamos 1 hora atrasados e fomos delicadamente "convidados" a ir para as aulas da tarde. Durante a manhã andamos a tentar skiar mas foi mais rabo no chão. À tarde tivemos as aulas que até foram produtivas. No 3º dia já me apetecia mandar as aulas para as urtigas...os exercícios já eram super complicados e a meu ver eu não me estava a preparar para as olímpiadas da neve. Preferia ter a tarde inteira para explorar as montanhas para lá de Pas de la casa. E assim foi...baldei-me à 4º e 5º aula. Confesso que não fui logo explorar as montanhas sentei-me no cafézinho a apanhar Sol e depois voltava a subir na cadeirinha e descia e sentava-me novamente no café. Que boa vida esta!! Isto é que eram férias! Agora andar a skiar de costas é que não é vida para ninguém. Já conseguia mudar de direcção e não cair no chão, por isso tinha atingido os meus objectivos (bem minímos, ao que parece).
Uma dessas tardes em que me baldei vi o instrutor e tentei esconder-me atrás dos Skis mas ter um fato da neve vermelho vestido não me ajudou na árdua tarefa de passar despercebida! (acho eu). A partir do 5º dia já conseguia quase saltar de skis...mas não arrisquei.

1º Encontro com a morte

E lá estavamos nós todos contentes a descer a pista azul (supostamente fácil) e eis que ela se transforma numa Vermelha sem a nossa autorização! A neve já estava derretida em algumas pistas e então algumas vezes eles cortavam os caminhos e obrigavam as pessoas a ir para outras pistas. Neste caso, tivemos a magnífica oportunidade de experimentar uma pista Vermelha. DEUS MEUS! Ia morrendo de colapso quando vi aquela descida. A minha compahia até desceu aquilo na boa (mais ou menos) agora eu que já estava um pouco traumatizada de umas pistas íngremes anteriores, ia-me dando o badagaio. Lá me enchi de coragem e comecei a descer lentamente. Espalhei-me ao contrário várias vezes e num acto de fúria tirei os skis e atirei-os para a descida. Depois comecei a descer a encosta só com as botas (cena terrível). Estava salva...contínuamos a descer e a pista até estava acessível...até encontrarmos mais uma descida...esta era pior que a anterior!! Lá me enchi de coragem e comecei a descer mas sem sucesso. Voltei a cair e depois não me conseguia por em pê, porque a descida era muito inclinada. AI A MINHA VIDA! Devo ter demorado séculos a descer o raio da encosta. Maldita sejas!!!! Ficamos livres de perigo quando apanhamos o teleférico de volta....até à próxima emboscada....

domingo, junho 22, 2008

Absolutamente Fabulosas!


Comprei a série completa das Absolutamente Fabulosas! A Fnac compilou os dvd's a um preço acessível e decidi cometer a loucura de o comprar. Sempre gostei muito desta série que apesar de já ser velhota ainda me faz rir. Basicamente a história gira à volta de duas doidivanas quarentonas/cinquetonas que se comportam como se tivessem 18 anos ou menos!

Edina Monsoon (a personagem principal) e a melhor amiga Patsy só gostam de beber, fumar ganzas e sair à noite.Trabalhar não é o forte...apesar de uma ser directora de uma empresa de Relações Públicas e outra chefe de moda numa revista (não sei como!?) A filha de Edina, que tem apenas 17 anos, acaba por tomar conta da mãe aturar as maluqueiras de ambas.

Até os Marretas gostam das Absolutamente Fabulosas.








Anita versão má comportada

Encontrei esta abordagem muito cómica à colecção da Anita.











Anita


Adoro a Anita..mas muito recentemente, cheguei tristemente à conclusão, que a maior parte das pessoas não me compreende, só a minha irmã é que nutre o mesmo sentimento pela colecção da Anita. No outro dia, encontrei numa revista um panfleto com a colecção completa da Anita. Fiquei logo com vontade de a comprar e de ter filhas para lhes podes ler as histórias (já viram a maluqueira pela Anita?). Para mal dos meus pecados, estava no emprego, quando comecei a dissertar sobre a Anita e o quão maravilhosa tinha sido a minha experiência de vida com ela!! Ninguém conseguiu compreender como me sentia ao olhar novamente para os desenhos. Após tantos anos parecia que tinha regressado à infância. Que nostalgia deliciosa! Posso comparar a leitura dos livros da Anita com a experência de comer chocolates...a sério! Olho para os desenhos e fico em completo estado zen. Os dsenhos são delicados, cheios de pormenor, maravilhosos....são deliciosos só de olhar.
Se alguém sente o mesmo que eu levante a mão, para não me sentir tão solitária. Claro que conversas destas com os homens, nem vale a pena...
Aqui fica a pequena história da Anita:
Marcel Marlier nasce a 18 de Novembro de 1930, em Herseaux, na Bélgica, perto da fronteira francesa. Aos dezasseis anos, inscreve-se no Curso de Artes Decorativas na Escola de Saint-Luc de Tournai. Em Julho de 1951, termina os seus estudos com distinção. Voltará a Saint-Luc como professor a partir de 1953. Ainda estudante, Marcel Marlier é premiado pelo seu talento ao vencer um concurso de desenho organizado pelas edições La Procure de Namur, iniciando aí uma colaboração, que durará mais de 25 anos. Para esta editora, ilustra, entre outras colecções, os dois manuais escolares que mais marcaram uma geração de estudantes franceses: Je lis avec Michel et Nicole e Je calcule avec Michel et Nicole. Em 1951 integra a equipa da Casterman e ilustra algumas das obras dos grandes clássicos da literatura mundial: Alexandre Dumas, Pearl Buck, Condensa de Ségur ou Madame le Prince de Beaumont. Ilustra igualmente a colecção infantil Farandole. Em 1954 inicia a sua colaboração com Gilbert Delahaye criando o universo da Anita. Nada fazia antever que, 52 anos depois, iria continuar a ilustrar essa colecção.

O meu leitor de cd's toca:








Ultimamente tenho andado a ouvir:
Chromatics - Por mais que procure, não consigo encontrar muita informação sobre esta banda. Sei que são dos EUA...quem diria...a sonoridade é super 80's dance. Infelizmente não estou a conseguir colocar o link para o You Tube, mas espreitem a música In the City. ADORO!



Outra banda que me anda a tirar do sério são os Glass Candy. A melhor música de todos os tempo: Miss Broadway e Beatific!! Também são dos EUA e da mesma editora: Italians do it better.