Fungos No Telhado

domingo, junho 29, 2008

Aventura na Neve - I parte


Por falta de tempo nunca cheguei a contar as minhas aventuras na neve - edição 2008. Fomos novamente para Pas de la Casa em Andorra. Desta vez a neve não estava em tão bom estado como há dois anos atrás. Este ano, decidi aventurar-me nos Skis, uma vez que ia morrendo com hemorragias internas ou qq coisa parecida com o Snowboard. Preferi 1000 vezes os Skis, apesar de ter ficado com mais nódoas negras do que com o Snowboard. Quanto ao sofrimento físico é mais ou menos a mesma coisa. Excepto que não puxamos tanto pelas pernas e braços. Mas a dor está lá no seu expoente máximo. A dor está lá desde que adormeçemos até a acordarmos. A dor persiste mesmo com a toma de doses cavalares de anti-inflamatórios. Mas também não é de admirar. Se não se praticar exercício físico habitualmente é perfeitamente lógico sofrer na neve. Desta vez fomos para um aparthotel (aquele que está sempre atolado de Portugueses). O pior de tudo é chegar de rastos da neve e ainda ter de cozinhar. Confesso que o estado do quarto também não era dos melhores. Era suposto as últimas pessoas que estiveram no quarto limparem-no....só assim é que se recebe o depósito. A maior partes das vezes os supervisores entregam o depósito mesmo estando uma nojeira. O pior é que as pessoas que tinham estado lá anteriormente fumavam dentro dos quartos. Odeio fumo de tabaco e aquela porcaria estava infestada. Tivemos que abrir as janelas o frio gélido a entrar pela casa...mas antes frio que aquela combinação de cheiro a mofo & tabaco. Lá ignoramos o aspecto dos colchões onde íamos dormir...era mesmo muito mau! Quando entregamos o quarto o supervisor disse que estava mais limpor do que quando entramos lá há uma semana atrás (!!!) Isto é coisa que se diga?
No dia seguinte fomos levantar o material...começou o sofrimento. Apertar as botas o máximo possível...pronto já sentia a canela completamente dorida e ainda nem tinha começado a andar pela estrada com as botas e os skis pendurados no braço! Desta vez tinha uma pessoa solidária que se queixava do mesmo. Lá fomos pela rua abaixo...a sofrer baixinho. Não podia já estar a dar parte de fraca, 1h depois de ter começado a semana de neve!!! Desta vez ia fazer frente ao sofrimento. Não ia permitir que me deitasse abaixo. Afinal, há pessoas que se divertem mesmo a sério na neve....também ia ser uma dessas pessoas.
Fiz um pacto de que se este ano não me divertisse não voltava mais à neve...por isso.... tinha de me esforçar a sério. Lá fomos para as aulas mas começamos mal porque chegamos 1 hora atrasados e fomos delicadamente "convidados" a ir para as aulas da tarde. Durante a manhã andamos a tentar skiar mas foi mais rabo no chão. À tarde tivemos as aulas que até foram produtivas. No 3º dia já me apetecia mandar as aulas para as urtigas...os exercícios já eram super complicados e a meu ver eu não me estava a preparar para as olímpiadas da neve. Preferia ter a tarde inteira para explorar as montanhas para lá de Pas de la casa. E assim foi...baldei-me à 4º e 5º aula. Confesso que não fui logo explorar as montanhas sentei-me no cafézinho a apanhar Sol e depois voltava a subir na cadeirinha e descia e sentava-me novamente no café. Que boa vida esta!! Isto é que eram férias! Agora andar a skiar de costas é que não é vida para ninguém. Já conseguia mudar de direcção e não cair no chão, por isso tinha atingido os meus objectivos (bem minímos, ao que parece).
Uma dessas tardes em que me baldei vi o instrutor e tentei esconder-me atrás dos Skis mas ter um fato da neve vermelho vestido não me ajudou na árdua tarefa de passar despercebida! (acho eu). A partir do 5º dia já conseguia quase saltar de skis...mas não arrisquei.

1º Encontro com a morte

E lá estavamos nós todos contentes a descer a pista azul (supostamente fácil) e eis que ela se transforma numa Vermelha sem a nossa autorização! A neve já estava derretida em algumas pistas e então algumas vezes eles cortavam os caminhos e obrigavam as pessoas a ir para outras pistas. Neste caso, tivemos a magnífica oportunidade de experimentar uma pista Vermelha. DEUS MEUS! Ia morrendo de colapso quando vi aquela descida. A minha compahia até desceu aquilo na boa (mais ou menos) agora eu que já estava um pouco traumatizada de umas pistas íngremes anteriores, ia-me dando o badagaio. Lá me enchi de coragem e comecei a descer lentamente. Espalhei-me ao contrário várias vezes e num acto de fúria tirei os skis e atirei-os para a descida. Depois comecei a descer a encosta só com as botas (cena terrível). Estava salva...contínuamos a descer e a pista até estava acessível...até encontrarmos mais uma descida...esta era pior que a anterior!! Lá me enchi de coragem e comecei a descer mas sem sucesso. Voltei a cair e depois não me conseguia por em pê, porque a descida era muito inclinada. AI A MINHA VIDA! Devo ter demorado séculos a descer o raio da encosta. Maldita sejas!!!! Ficamos livres de perigo quando apanhamos o teleférico de volta....até à próxima emboscada....

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adoro neve!!

Todos passamos por estas aventuras antes de tirarmos algum gozo de esquiar!

Até o mais valentão treme de medo a primeira vez que faz uma pista vermelha ou preta!

Aconselho Eslováqui! Estive lá em 2008!
www.jasna.sk

(mas este ano devo ir conhecer Andorra)

2:04 da tarde  
Blogger João Cardoso said...

Eu acho que aquela azul enegreceu bastante!!! De tal forma que deu para aquecer o rabo...

2:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home