Fungos No Telhado

domingo, junho 22, 2008

Anita


Adoro a Anita..mas muito recentemente, cheguei tristemente à conclusão, que a maior parte das pessoas não me compreende, só a minha irmã é que nutre o mesmo sentimento pela colecção da Anita. No outro dia, encontrei numa revista um panfleto com a colecção completa da Anita. Fiquei logo com vontade de a comprar e de ter filhas para lhes podes ler as histórias (já viram a maluqueira pela Anita?). Para mal dos meus pecados, estava no emprego, quando comecei a dissertar sobre a Anita e o quão maravilhosa tinha sido a minha experiência de vida com ela!! Ninguém conseguiu compreender como me sentia ao olhar novamente para os desenhos. Após tantos anos parecia que tinha regressado à infância. Que nostalgia deliciosa! Posso comparar a leitura dos livros da Anita com a experência de comer chocolates...a sério! Olho para os desenhos e fico em completo estado zen. Os dsenhos são delicados, cheios de pormenor, maravilhosos....são deliciosos só de olhar.
Se alguém sente o mesmo que eu levante a mão, para não me sentir tão solitária. Claro que conversas destas com os homens, nem vale a pena...
Aqui fica a pequena história da Anita:
Marcel Marlier nasce a 18 de Novembro de 1930, em Herseaux, na Bélgica, perto da fronteira francesa. Aos dezasseis anos, inscreve-se no Curso de Artes Decorativas na Escola de Saint-Luc de Tournai. Em Julho de 1951, termina os seus estudos com distinção. Voltará a Saint-Luc como professor a partir de 1953. Ainda estudante, Marcel Marlier é premiado pelo seu talento ao vencer um concurso de desenho organizado pelas edições La Procure de Namur, iniciando aí uma colaboração, que durará mais de 25 anos. Para esta editora, ilustra, entre outras colecções, os dois manuais escolares que mais marcaram uma geração de estudantes franceses: Je lis avec Michel et Nicole e Je calcule avec Michel et Nicole. Em 1951 integra a equipa da Casterman e ilustra algumas das obras dos grandes clássicos da literatura mundial: Alexandre Dumas, Pearl Buck, Condensa de Ségur ou Madame le Prince de Beaumont. Ilustra igualmente a colecção infantil Farandole. Em 1954 inicia a sua colaboração com Gilbert Delahaye criando o universo da Anita. Nada fazia antever que, 52 anos depois, iria continuar a ilustrar essa colecção.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E vim eu espreitar o teu blog (que desde que me disseste que tinhas aqui estava escondido nos meus favoritos).
Não fiques triste Joaninha, eu também gosto muito da Anita!!

*Abelhinha

4:23 da manhã  
Anonymous O Mundo d'Anita said...

Existem milhares de pessoas por esse mundo fora que continuam apaixonadas pela Anita.
Muitas pessoas não compreendem porque depois que cresce a maioria fica com a ideia de que os livros da Anita são demasiado perfeitos ou que estão ultrapassados, enfim. O importante é que eles marcaram e continuam a marcar gerações e não é so de meninas! Há muitos meninos que tb gostam de ler as aventuras da Anita e não há nada de errado nisso. Quanto ao facto de querer fazer a colecção dos livros digo-lhe já que não precisa ter filhos para isso: só o facto de gostar tanto dos livros já é uma boa "desculpa" para os comprar. Eu mesma, apesar de já adulta, comecei a fazer a colecção á uns meses porque os que eu lia na infancia eram da minha irma que agora os deu ao filho (que os adora). Portanto decidi comprá-los para mim e um dia quando tiver filhos (as) com certeza irei partilhar tal preciosidades. Os livros são caros? Sim, para a crise que estamos a atravessar o preço é um bocadinho "salgado" mas digo-lhe que não me arrependo de os comprar porque preço nenhum neste mundo é maior que o valor artístico e sentimental que os livros da Anita têm.
Se quiser saber mais sobre as aventuras da Anita visite o meu blog totalmente dedicado ao tema. Lá encontrará fotos, curiosidades, fichas informativas do livros, noticias e tudo que se relacione á personagem Anita.

Aqui fica o link: http://omundodanita.blogspot.com/

6:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home